sexta-feira, 20 de agosto de 2010
Designer, a forma de expressão
Texto: Marlem Vilela
Imagem: cadeira vermelha(Irmãos Campana)
A palavra inglesa ” Design”descende do italiano “disegno”, conceito utilizado , sobretudo a partir da Renascença, para definir uma metodologia, uma atitude projetual, um processo de concepção. Assim, design, designa atitude projetual. Considera-se que mesmo o homem do paleolítico resolvia um problema de design, quando lascava uma pedra que utilizava como extensão tecnológica do seu corpo. Com a Revolução Industrial e os movimentos de Reforma do séc. XIX, investidos na melhoria da qualidade do nosso ambiente de vida quotidiana, a noção de design afirmou-se de modo cada vez mais racional no século XX, particularmente no design industrial. Estabelece-se uma metodologia projectual de resolução de problemas que se enuncia numa sequência de fases de organização do projecto, por exemplo: definição do problema; análise de soluções existentes; alternativas de solução; levantamento dos meios e dos materiais; avaliação de alternativas; desenvolvimento da alternativa escolhida; protótipo; pré-série; produção. O design, além de, obviamente, estabelecer relações transversais com as artes plásticas, a arquitectura e a engenharia, recorre a disciplinas como a antropometria, a ergonomia, a biónica, a ecologia e a usabilidade, entre outras.
domingo, 15 de agosto de 2010
Art Nouveau : um rompimento as tradições do sec.XIX
O estilo Art Nouveau é caracterizado pela sua ruptura com as tradições que até então persistiam excessivamente na arte e na arquitetura. Tratou-se de um estilo novo voltado para a originalidade da forma, de modo que era destituído de quaisquer preocupações ideológicas e independente de quaisquer tradições estéticas. Movimento Europeu,o estilo "Art Nouveau", ao contrário do ecletismo,procede mais da fusão ou por síntese, do que por adição ou por acumulaçào. Tende a criar uma relação orgânica entre o ornamento e a função do objeto.Seu momento durou muito pouco, um movimento que durou entre 1895 e 1914, assumiu aspectos variados conforme cada região,ou país.Sua composição, era formada por elementos orgânicos, a Fauna, a Flora,a Mulher e tinha uma tendencia á abstração. Na França e na Bélgica expressavam com linhas assimétricas, linha "chicotada". o movimento foi a expressão da vida, ao inverso da decoração estática do ecletismo, o ornamento Art Nouveau vai se inspirar estreitamente no naturalismo, pregado por Viollet-le-Duc, mais também se afirma como símbolo da estrutura.Além dos Nenúfares( óleo sobre tela de Claude Monet, pintado no ano de 1904), o japonesismo introduz ao estilo, o mundo aquático das libélulas, as rãs, as boboletas; o simbolismo, o emprego das marchetarias escritas.
Texto :Marlem Vilela
Texto :Marlem Vilela
terça-feira, 10 de agosto de 2010
Minimalismo Contemporâneo
Texto: Marlem Vilela
Simplificar, Rudizir, Diminuir, Limpar.
Palavras de ordem do atual minimalismo,que apesar de nunca ter saido do cenário arquitetônico, sempre ressurge com nova roupagem, com novos elementos que prometem marcar um novo período no qual estamos começando a entrar.Uma fase que promete a volta da simplicidade nos interiores, na arquitetura e na moda.Certamente será um dos estilos que irão acompanhar o viés barroco, o neoromântico e a linguagem das tribos que ainda estão acentuadas em todos os movimentos contemporâneos.Segundo os caçadores de tendências, a ideia é limpar, organizar e compartimentar.Os ambientes serão mais práticos e modulares, as texturas serão macias e lisas e a paleta de cores suaves e neutras. Assim a célebre frase de Mies Van der Rohe, "O Menos é Mais", tounou-se um clichê desde 1929. Passado todo esse tempo a expressão continua atual e tornou-se regra básica para qualquer projeto minimalista.A regra hoje, tem como pano de fundo essa mesma filosofia,mais sempre provando que o simples pode ser sofisticado.