terça-feira, 28 de junho de 2011
Olhar antropológico e a preocupação com o social de Lina Bo Bardi
Na década de 40, São Paulo começa a dar
novos sinais de inquietação, demonstra uma vontade
de sair do impasse da inércia estética, e forma-se
um pensamento coletivo voltado para a
modernidade. A Semana da Arte Moderna de 1922
era já então simples lembrança de reuniões
turbulentas, genericamente antiacadêmicas, mas
sem propostas positivas de certo valor. Era
necessário recuperar o tempo perdido, abrindo-se ao
novo estilo modernista.
Masp
A obra de Lina Bo Bardi se apóia
basicamente na criação de museus, centros de
cultura e de diversões, teatros, espaços de múltiplas
utilidades relacionadas com a criação. Uma das
características da sua produção.
"o museu de arte deve se
dirigir às massas, a missão da arquitetura é
transformar a vida”. Lina Bo Bardi
Daí seu comprometimento com
obras que traduzissem cultura, que de algum modo
resgatassem a memória coletiva, incentivassem a
comunicação humana, valorizassem a
espontaneidade e a criação e integrassem as
manifestações artísticas, tanto a popular como a
erudita.
Sesc Pompeia
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