Steve McCurry nasceu na Filadélfia, Estados Unidos, em 24 de fevereiro de 1950. Graduou-se, no início dos anos 70, em Artes e Arquitetura, pela Universidade do Estado da Pensilvânia. Logo cedo começou a trabalhar como fotógrafo em um pequeno jornal da região. Pouco depois da formatura, viajou para a Índia, onde aprimorou suas técnicas. Lá, ele aprendeu a observar e esperar o melhor ângulo. Segundo ele, “se você esperar, as pessoas vão esquecer a sua câmara e a alma do fotografado transparece.”
Do arquivo fotográfico do célebre fotógrafo Steve McCurry, nasceu Animals, o fotolivro que retrata a intrincada relação entre humanos e animais em redor do globo. Na selecção de imagens, que a Tachen classifica de"caleidoscópica", figuram animais na companhia dos seus donos e tratadores, mas também criaturas abandonadas ou isoladas, em contexto urbano ou selvagem.
"Através da lente de Steve McCurry, descobrimos gratidão pela beleza e dignidade silenciosa de cada criatura", refere, em comunicado ao P3 a editora alemã. "Um belo travelogue e um tocante tributo a todos os bichos que partilham connosco o planeta."
A carreira do fotógrafo é marcada pela presença nos mais diversos cenários e acontecimentos históricos; não é, por isso, de estranhar a presença de imagens de camelos apanhados de surpresa por um tiroteio, em plena guerra do Golfo, ou de insólitas corridas de cavalos em terraços de arranha-céus de Hong Kong. Há uma narrativa implícita em todas elas, emoção transmitida pela natureza do laço que partilham homens e animais. Cães que dormem na rua na companhia dos donos sem-abrigo, mascotes de luxo, elefantes que são meio de transporte em longas travessias, rebanhos que pastam em cenários idílicos. A diversidade é enorme.
Nenhum comentário:
Postar um comentário