arquitetar

"Procurar as orgânicas,os movimentos espontâneos,isto é, compreender a natureza para depois demarcar na geografia.A construção também tem que ser uma desconstrução.É necessário reflectir e inflectir.Procurar estar na essência da geometria.Resolver, encontrar o arco, ligar dois pontos, enfrentar um projeto e uma ideia, empreender uma lógica, um mundo."

domingo, 15 de agosto de 2010

Art Nouveau : um rompimento as tradições do sec.XIX

O estilo Art Nouveau é caracterizado pela sua ruptura com as tradições que até então persistiam excessivamente na arte e na arquitetura. Tratou-se de um estilo novo voltado para a originalidade da forma, de modo que era destituído de quaisquer preocupações ideológicas e independente de quaisquer tradições estéticas. Movimento Europeu,o estilo "Art Nouveau", ao contrário do ecletismo,procede mais da fusão ou por síntese, do que por adição ou por acumulaçào. Tende a criar uma relação orgânica entre o ornamento e a função do objeto.Seu momento durou muito pouco, um movimento que durou entre 1895 e 1914, assumiu aspectos variados conforme cada região,ou país.Sua composição, era formada por elementos orgânicos, a Fauna, a Flora,a Mulher e tinha uma tendencia á abstração. Na França e na Bélgica expressavam com linhas assimétricas, linha "chicotada". o movimento foi a expressão da vida, ao inverso da decoração estática do ecletismo, o ornamento Art Nouveau vai se inspirar estreitamente no naturalismo, pregado por Viollet-le-Duc, mais também se afirma como símbolo da estrutura.Além dos Nenúfares( óleo sobre tela de Claude Monet, pintado no ano de 1904), o japonesismo introduz ao estilo, o mundo aquático das libélulas, as rãs, as boboletas; o simbolismo, o emprego das marchetarias escritas.

Texto :Marlem Vilela







4 comentários:

  1. Marlom,
    gostei do espaço e acompanho-o desde já. Abraço e ótima terça. Talvez goste de conhecer também http://vidaqueseconta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Marlem,

    Gosto do estilo.

    Interessante passar por aqui. Voltarei.

    bj

    ResponderExcluir
  3. Parece de Gaudí! ¿lo conoces? sino, seguro que te gustaría.

    ResponderExcluir
  4. Adorei o formato da escada, as grades super desenhadas... tudo lindo !
    Gosto de coisas diferentes !
    bom, o blog é um mix de beleza e coisas curiosas e interessantes ! gostei e já estou seguindo !
    se quiser passar pra uma visitinha...
    www.blogdamarinatorres.blogspot.com
    bjus boa noite

    ResponderExcluir