arquitetar

"Procurar as orgânicas,os movimentos espontâneos,isto é, compreender a natureza para depois demarcar na geografia.A construção também tem que ser uma desconstrução.É necessário reflectir e inflectir.Procurar estar na essência da geometria.Resolver, encontrar o arco, ligar dois pontos, enfrentar um projeto e uma ideia, empreender uma lógica, um mundo."

domingo, 5 de junho de 2011

Gerrit Rietveldt



Schröder Schräder-House, Utrecht

Gerrit Thomas Rietveld (Utrecht, 24 de junho de 1888 — Utrecht, 26 de junho de 1964) foi um arquiteto e designer de produto neerlandês.
Ainda estudante, Rietveld trabalhava com marcenaria e produção de mobiliário. Em 1917, influenciado pelo Neoplasticismo, desenha a Cadeira Vermelha e Azul. Ele próprio, a partir de 1919, quando recebe o diploma, passa a ser um membro importante do movimento, contribuindo para a revista De Stijl.
Em 1924 projetou a Residência Schröder, localizada em sua cidade natal - um marco da arquitetura moderna e representação perfeita das idéias e conceitos defendidos por De Stijl.
Rietveld rompeu com o grupo neoplástico em 1928 e aderiu ao movimento Nova Objetividade (Nieuwe Zakelijkheid). No mesmo ano tornou-se membro dos CIAM.
Também é autor da famosa cadeira zig-zag, composta por apenas 4 placas de madeira, projetada em 1932. Outras obras importantes de Rietveld são as "Row-Houses", também em Utrecht (1931-1934), o pavilhão holandês na Bienal de Veneza (1954), o pavilhão da escultura no Museu Kröller-Müller, em Otterloo, província de Güéldria, e o Museu Van Gogh em Amsterdam (1955).


Cadeira ZIG ZAG

Nenhum comentário:

Postar um comentário