arquitetar

"Procurar as orgânicas,os movimentos espontâneos,isto é, compreender a natureza para depois demarcar na geografia.A construção também tem que ser uma desconstrução.É necessário reflectir e inflectir.Procurar estar na essência da geometria.Resolver, encontrar o arco, ligar dois pontos, enfrentar um projeto e uma ideia, empreender uma lógica, um mundo."

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Lugar de todos os lugares...Burle Max, a arte de um paisagista iluminado


Desenhista, pintor, escultor, musicista, cenógrafo, figurinista, criador de projetos de jóias, tapetes, jardins. Nasceu no dia 04 de agosto de 1909, numa ampla e confortável casa na Avenida Paulista, projetada por René Thiollier, conhecida como " Vila Fortunata", na cidade de São Paulo.Era o quarto filho de Cecília Burle (de origem pernambucana e portuguesa) e de Wilhelm Marx, judeu-alemão, nascido em Stuttgart e criado em Trier (cidade natal de Karl Marx, primo de seu avô). A mãe, exímia pianista e cantora, despertou nos filhos o amor pela música e pelas plantas. Roberto a acompanhava, desde muito pequeno, nos cuidados diários com as rosas, begônias, antúrios, gladíolos, tinhorões e muitas outras espécies que plantava no seu jardim. Com a ama Ana Piascek aprendeu a preparar os canteiros e a observar a magia da germinação das sementes no jardim e na horta domiciliar.
Nos anos 50, já com um estilo definido, singular e plenamente aceito e consagrado em todo o mundo, funda a empresa Burle Marx e Cia. Ltda., em sociedade com o irmão mais novo Siegfried e com a colaboração dos arquitetos José W. Tabacow e Haruyoshi Ono. Foi também o irmão que, em 1949, havia encontrado aquilo que o artista considerou o " lugar ideal" para abrigar a sua grandiosa coleção de plantas tropicais e estufas: o sítio Santo Antônio da Bica. Localizado em Barra de Guaratiba, com 365.000 m2, era uma antiga fazenda de café, desativada e abandonada, onde passou a viver e a trabalhar, depois de reformar a antiga casa da fazenda, construir escritório e ateliê. O sítio hoje pertence à Fundação Pró-Memória, a quem cabe zelar pelo patrimônio artístico, fazer a manutenção dos jardins e estufas, lagos e quedas d'água, que já foram comparados com os jardins de Monet, em Giverny, na França.

Vista do Aterro do Flamengo

Burle Marx, sem dúvida, é um profissional singular no paisagismo nacional e também no cenário mundial. Ele enalteceu a utilização das espécies nativas e inovou o desenho dos jardins, uma vez que esteve ligado ao Modernismo. Suas soluções incluem grandes manchas coloridas e outros recursos, como espelhos d'água, mosaicos portugueses, seixos e pedras. Imprime em suas criações um toque cênico, certamente devido à sua brilhante vocação artística, tirando partido da forma, cor, textura e luminosidade dos vegetais, com forte expressividade. Suas obras, como os jardins do Itamaraty e Aterro do Flamengo, entre tantas outras, São referências fundamentais para o nosso paisagismo.

Jardim da residência Gilberto Strunck, Petrópolis RJ

Jardim em Inhotim

Um comentário: