arquitetar

"Procurar as orgânicas,os movimentos espontâneos,isto é, compreender a natureza para depois demarcar na geografia.A construção também tem que ser uma desconstrução.É necessário reflectir e inflectir.Procurar estar na essência da geometria.Resolver, encontrar o arco, ligar dois pontos, enfrentar um projeto e uma ideia, empreender uma lógica, um mundo."

domingo, 27 de novembro de 2011

Arquitetura Paulista Impressiona pelas suas preciosidades modernistas que resistem no tempo ...


Que São Paulo é campeã de turismo de negócios e eventos, isso não se discute.Mas é comum a cidade receber estrangeiros visitantes interessados na sua Arquitetura e atraídos por nomes como Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Paulo Mendes da Rocha e outros.
Arquitetos e interessados no assunto percorrem a capital para conhecer obras modernistas projetadas na década de 30 a 70 e redescobrindo obras raras espalhadas na cidade que exercem um enorme facínio.
Além dos famosos monumentos como COPAN, MASP e outros, encontramos também obras de Artacho Jurado, Vilanova Artigas, nomes da arquitetura que são bem conhecidas aqui e também lá fora.
Estes Arquitetos e consequentemente sua Arquitetura, deixaram um grande legado no que diz respeito as soluções e técnicas construtivas.Fachadas entrecortadas por painéis de concreto são até hoje um dos símbolos que marcaram o modernismo brasileiro e servem como referência para arquitetura contemporânea.De Le Corbusier a Oscar Niemeyer, poucos arquitetos do movimento moderno não se renderam à chamada brise-soleil.Recurso que tinha outra razão de ser além de refletir o estilo em voga da época. Também tinha a função de dispersar a luz direta do sol, um ótimo meio de manter a temperatura estável no interior do edifício, diminuindo a necessidade de ar condicionado e economizando energia – preocupação de primeira ordem nas construções ditas sustentáveis de hoje.
No time dos modernistas, Rino Levi já demonstrava interesse em integrar a arquitetura à natureza desde a década de 1940, com idéias como o “teto jardim” – provável inspiração do badalado telhado verde de hoje. O Edifício Banco Sul-Americano do Brasil, projetado por ele na década de 1960, já foi considerado o mais eficiente em termos de consumo elétrico da Avenida Paulista. Indo mais longe, o conjunto do Mosteiro da Luz, que abriga o Museu de Arte Sacra, foi construído no século 18 com taipa de pilão, técnica feita com barro socado que marcou o período colonial paulista.Dentre essas e outras obras significativa na cidade de São Paulo podemos perceber a sua hitória através do tempo, percorrendo sua ruas,seus bairros e suas entranhas.


Um comentário:

  1. É por isso que eu amo São Paulo. Apesar de ser carioca, no Brasil, não troco SP por nada. Era sempre um prazer caminhar pela cidade admirar arquitetura de qualidade. Abraço!

    www.disegnoamilanesa.blogspot.com

    ResponderExcluir