arquitetar

"Procurar as orgânicas,os movimentos espontâneos,isto é, compreender a natureza para depois demarcar na geografia.A construção também tem que ser uma desconstrução.É necessário reflectir e inflectir.Procurar estar na essência da geometria.Resolver, encontrar o arco, ligar dois pontos, enfrentar um projeto e uma ideia, empreender uma lógica, um mundo."

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Capela Irmão Klaus - Arquiteto Peter Zumthor / Alemanha


A capela é dedicada ao santo Niklaus von Flüe (ou Irmão Klaus) e se localiza nas redondezas de uma pequena cidade alemã, Wachendorf, Zumthor deu grande importância à experimentação de materiais e a processos arcaicos de construção. No total 112 troncos de árvore contruiram uma espécie de tenda sobre a qual cresceu uma estrutura de concreto. Os troncos foram queimados durantes três semanas, o que imprimiu seu odor e sua "memória" nas paredes de concreto.
A luz é intensa, descendo em cascata do orifício no teto pelas canais do cimento. Trezentos e cinquenta buracos no concreto fazendo com a que a luz que passa por ela dance por entre as paredes escurecidas.
Uma pequena construção colocada em uma paisagem rural, exposta à chuva, feita de concreto mexido à mão, de materiais locais e com mão-de-obra local são partes de uma obra tão sensivel que beira a perfeição em sua simplicidade.












O interior da capela o arquiteto usou centenas de troncos de árvores justapostos não linearmente para configurar o espaço interno.

Um comentário: