arquitetar

"Procurar as orgânicas,os movimentos espontâneos,isto é, compreender a natureza para depois demarcar na geografia.A construção também tem que ser uma desconstrução.É necessário reflectir e inflectir.Procurar estar na essência da geometria.Resolver, encontrar o arco, ligar dois pontos, enfrentar um projeto e uma ideia, empreender uma lógica, um mundo."

sexta-feira, 9 de março de 2012

Pritzker 2012 - Arquiteto Wang Shu

Acaba de ser anunciado o vencedor do Premio Pritzker 2012. O arquiteto chinês Wang Shu, de 48 anos, é o laureado deste ano. Seu escritório Amateur Architecture Studio, em sociedade com a sua mulher LU Wenyu, está sediado em Hangzhou, República Popular da China.
O propósito do Prêmio Pritzker, fundado em 1979 por Jay A. Pritzker e sua mulher, Cindy, é honrar anualmente um arquiteto vivo cuja obra construída demonstre uma combinação de talento, visão e comprometimento, que haja produzido contribuições consistentes e significantes à humanidade e ao entorno construído através da arte da arquitetura. O laureado recebe um prêmio de 100 mil dólares e uma medalha de bronze.
Depois de saber que havia recebido o prêmio, Wang Shu teve essa reação: “Isso é mesmo uma grande surpresa. Estou tremendamente honrado em receber o Prêmio Pritzker. Me dei conta repentinamente que tinha feito muitas coisas durante a última década. Isso prova que trabalho duro e persistência levam a resultados positivos.”
Ele chama seu escritório de ‘Amateur Architecture Office’, mas o trabalho é virtuoso, de um total controle dos instrumentos da arquitetura – forma, escala, material, espaço e luz.
Wang graduou-se em arquitetura no Nanjing Institute of Technology, Departamento de Arquitetura, em 1985. Três anos depois, ele recebeu o grau de Mestre no mesmo instituto. Recém formado, trabalhou na Academia de Belas Artes de Zhejiang, em Hangzhou, fazendo pesquisas sobre arquitetura e contexto em relação à renovação de edifícios antigos. Quase um ano depois, ele estava trabalhando no seu primeiro projeto – um Centro Juvenil de 3.600 metros quadrados para a pequena cidade de Haining (próximo a Hangzhou). Finalizou-se o projeto em 1990.






Museu Histórico de Ningbo

Nenhum comentário:

Postar um comentário