arquitetar

"Procurar as orgânicas,os movimentos espontâneos,isto é, compreender a natureza para depois demarcar na geografia.A construção também tem que ser uma desconstrução.É necessário reflectir e inflectir.Procurar estar na essência da geometria.Resolver, encontrar o arco, ligar dois pontos, enfrentar um projeto e uma ideia, empreender uma lógica, um mundo."

sexta-feira, 29 de junho de 2012

Uma camuflagem na Grécia ...










As raízes gregas promovem um encontro desta casa de campo com a natureza da ilha de Antiparos, onde ela está. Como se não bastasse o desenho, que arrebatou alguns prêmios internacionais, ter sido inspirado na paisagem e nas peculiaridades da agricultura do pacato vilarejo, o projeto da Deca Architecture propôs um mergulho na tradição local e enterrou o imóvel de 237 m² no terreno.
Os arquitetos respeitaram a topografia da região ao transformar a morada em uma extensão natural do vale, construindo-a por um caminho entre as duas montanhas. As paredes que brotam do chão resgatam a antiga técnica de manipulação do solo irregular – os blocos de pedras eram empilhados para nivelar o sobe-e-desce da terra e criar platôs favoráveis para a agricultura.
A nova interpretação desses muros de cultivo borrou os limites físicos da casa e camuflou-a no horizonte. O volume só é percebido pelas aberturas no telhado e nos pátios forrados pela horta. Para que a luz natural e a ventilação cruzem os interiores, os espaços foram organizados em cinco áreas – uma ala central que liga as outras nos cantos da planta, ao mesmo tempo que garante a privacidade dos moradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário