arquitetar

"Procurar as orgânicas,os movimentos espontâneos,isto é, compreender a natureza para depois demarcar na geografia.A construção também tem que ser uma desconstrução.É necessário reflectir e inflectir.Procurar estar na essência da geometria.Resolver, encontrar o arco, ligar dois pontos, enfrentar um projeto e uma ideia, empreender uma lógica, um mundo."

sábado, 7 de julho de 2012

Minimalismo à beira-mar

Construída entre 2006-2010 pelos arquitetos Yiorgos Spiridonos e Natasha Deliyianni, esta casa de verão foi implantada no ponto mais alto da ilha. A paisagem é de acelerar o coração. E os 450 m² de interiores foram planejados para aquietar a mente, com garantia de conforto e deslumbramento 24 horas por dia.
Familiar nas ilhas gregas, é a luminosidade do branco que domina todo o conjunto, por sua vez formado por volumes que se alternam em pequenos movimentos para criar pátios que abrigam dos fortes ventos do Norte e evitam a definição da fachada em plano único, assegurando a continuidade visual de qualquer ponto de ambas as residências. Interior e exterior sintonizam-se com naturalidade pelos pátios e terraços amplos, interligados por escadas largas, quase rampas. E num máximo de talento para manter intacta a paisagem, a vegetação local se estende, na face leste de uma das casas, pela cobertura; no lado oposto, a mesma proposta optou por forração em pedriscos; e o paisagismo minimalista se completa em beleza e ousadia pela piscina, com vista de 360 graus para o mar.
Internamente, a boa sombra de algumas amoreiras dissolve as fronteiras entre as áreas sociais e íntimas. A ambientação obedece à risca o espírito da arquitetura: nenhuma ideia de excesso. Tudo na medida exata para captar a luz solar e não obstruir em nada a visão paradisíaca do entorno.








Nenhum comentário:

Postar um comentário