arquitetar

"Procurar as orgânicas,os movimentos espontâneos,isto é, compreender a natureza para depois demarcar na geografia.A construção também tem que ser uma desconstrução.É necessário reflectir e inflectir.Procurar estar na essência da geometria.Resolver, encontrar o arco, ligar dois pontos, enfrentar um projeto e uma ideia, empreender uma lógica, um mundo."

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Casa Atami / Arquitetura Marcos Bertoldi / Balneário Atami - Paraná


Conceito da Obra:
Uma casa de praia a beira mar para uma família de 4 pessoas, onde os eventos arquitetônicos foram organizados vinculados a uma estrutura modulada de concreto armado aparente. A ordenação dos espaços cheios e vazios por entre essa estrutura gera a volumetria do projeto.
Solução:

No terreno plano, a beira mar, implantou-se uma estrutura de concreto modulada à ser preenchida a partir da interação do programa arquitetônico com o espírito do lugar. Massas construídas, revestidas com pedra arenito vermelho da região, foram inseridas na estrutura considerando-se a escala da arquitetura do entorno imediato e a imensidão atlântica da natureza. O volume da casa, portanto, ganha forma com o somatório dos espaços construídos e os vazios gerados entre eles. O programa foi resolvido em 3 pavimentos onde a maior parte dos ambientes – sala de jantar, cozinha, quartos, banheiros e área de serviço – foi concentrada linearmente ocupando metade da estrutura, de modo que o espaço principal de convívio da família – sala de estar – ganhou destaque e função de integração com a porção não construída da arquitetura. Internamente, as aberturas dos espaços direcionam o olhar para os principais focos da paisagem que são enquadrados pela própria estrutura de concreto original. Nesse momento, a paisagem completa os vazios e se transforma em arquitetura. Essa transição permanente entre presença e ausência, repete-se por todo o projeto. A organização da vegetação no terreno é dada em blocos e um jardim vertical relaciona-se diretamente com a estrutura. Para criar áreas de sombra multiuso próximas ao deck externo, piscina e garagem, foram instalados diagonalmente na armação de concreto toldos tencionados. Poeticamente, esses elementos materializam a presença do vento e enfatizam a necessidade da relação entre natureza e arquitetura.



                                     






 


 


 Ficha Técnica:
Nome do Projeto: Casa Atami
Local do projeto: Balneário Atami, Pontal do Paraná, Brasil
Data de Conclusão da Obra: 2010
Arquiteto: Marcos Bertoldi
Equipe de Projeto: Fernando Fisbein
Fotografias: Alessandra Okazaki
Área: 460,00 m2

Nenhum comentário:

Postar um comentário