arquitetar

"Procurar as orgânicas,os movimentos espontâneos,isto é, compreender a natureza para depois demarcar na geografia.A construção também tem que ser uma desconstrução.É necessário reflectir e inflectir.Procurar estar na essência da geometria.Resolver, encontrar o arco, ligar dois pontos, enfrentar um projeto e uma ideia, empreender uma lógica, um mundo."

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Curiosidade anatômica !!!

Você pode não saber, mas 19 de novembro é o Dia Mundial do Banheiro. A data foi afixada pela Organização Mundial do Banheiro, fundada em 2001. A organização conta com 200 países membros e avalia banheiros em torno do mundo. Eles estão cientes, por exemplo, que alguns dos melhores banheiros que existem estão na China e em Cingapura e que, por outro lado, existem países em que a população não tem um lugar próprio para usar como banheiro e, assim sendo, qualquer lugar é lugar. Eles sabem coisas que a gente não sabe. Sem a ajuda da Organização Mundial você provavelmente não saberia que passa 5 anos de sua vida dentro de um banheiro. Só isso bastaria para justificar a importância deles, mas existe mais. Eles sabem que nas ilhas Orkney, na costa norte da Escócia, foram encontrados banheiros de 5.000 anos de idade em que havia um sistema de drenagem implantado sob vasos de argila. No Paquistão, arqueólogos descobriram banheiros de 4.000 anos com canalização para levar dejetos para fora da cidade de Mohenjo, em Daro.
Houve um imperador chinês que viveu no ano 200 antes de Cristo que foi enterrado em uma cadeira de pedra com reservatório para as necessidades orgânicas inerentes ao ser humano.
Na época do Império Romano, o sistema de esgoto era o mais avançado que poderia haver e as pessoas que tomavam conta disso tinham que navegar por tubos de 5 metros de diâmetro, repletos de excrementos. Na França, a relação com os banheiros era singular. Não havia muita procupação com obras sanitárias e cada um fazia suas coisas onde bem entendia. Os penicos eram esvaziados em plena calçada e a nobreza não tinha limites de nojeira. O banho era considerado insalubre e os nobres usavam qualquer lugar de seus castelos como banheiro – sacadas, escadas, varandas e principalmente aquelas moitas muito bem desenhadas em parques elegantes que hoje são admiradas pelo mundo todo. Era isso que elas eram: banheiros. A França é famosa por seus perfumes justamente por isso. Para disfarçar o mau cheiro, criava-se perfumes. A nobreza seguia o exemplo do rei: se a fedentina ficasse insuportável, era só mudar de palácio. Barcelona, na Espanha, tem uma exposição em cartaz que mostra a evolução dos banheiros através dos tempos.

  
    
Zimmerman and Associates 

Nenhum comentário:

Postar um comentário