arquitetar

"Procurar as orgânicas,os movimentos espontâneos,isto é, compreender a natureza para depois demarcar na geografia.A construção também tem que ser uma desconstrução.É necessário reflectir e inflectir.Procurar estar na essência da geometria.Resolver, encontrar o arco, ligar dois pontos, enfrentar um projeto e uma ideia, empreender uma lógica, um mundo."

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

PACMAN / AND-RÉ / Vilamoura - Portugal

PACMAN é um projecto de design de marcos de recolha selectiva de lixo, que, depois de três anos de pesquisa e desenvolvimento, viu em 2011 o inicio de uma implementação em larga escala, em Vilamoura / Portugal.
As peças possuem um design pioneiro que está a mudar o mindset dos cidadãos perante a reciclagem, com crescente sucesso desde o início da implantação.O conceito surge de intensa investigação, permitindo direccionar a estratégia de desenvolvimento do design. Para o objecto ser totalmente sucedido, teria de ir além do cumprimento objectivo, funcional, formal ou plástico. Teria de possuir uma identidade imaterial de dimensão cívica, cumprindo um papel de intervenção social. Tornou-se portanto necessário criar objectos não anónimos, assumidamente presentes no contexto urbano, caracterizados por uma identidade positiva, que apela à pluralidade e democracia de uso.
 
 
 



Nenhum comentário:

Postar um comentário