arquitetar

"Procurar as orgânicas,os movimentos espontâneos,isto é, compreender a natureza para depois demarcar na geografia.A construção também tem que ser uma desconstrução.É necessário reflectir e inflectir.Procurar estar na essência da geometria.Resolver, encontrar o arco, ligar dois pontos, enfrentar um projeto e uma ideia, empreender uma lógica, um mundo."

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Luminária Arco / Design Achille Castiglioni (1918-2002)

“O bom design requer observação.” Este era um dos mantras frequentemente entoados por Achille Castiglioni (1918-2002), um dos maiores designers do século 20, a seus alunos no Istituto Politecnico di Milano. O tal mantra excedia os limites da vivência acadêmica, materializando-se na vida profissional do maestro italiano, e foi justamente este poder de observação que o levou a criar objetos que se tornariam verdadeiros ícones do design mundial.
É o caso da luminária Arco, concebida em 1962. Para resolver um problema prático – o de desenhar um pendente que dispensasse furos no forro para sua instalação –, Achille e seu irmão Pier Giacomo (1913-1968), com quem trabalhava na época, foram buscar inspiração nos postes de rua. Observaram que, fixadas ao chão, estas luminárias têm uma forma que as permite lançar seus fachos de luz a longas distâncias.
 
 
 
 


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário