arquitetar

"Procurar as orgânicas,os movimentos espontâneos,isto é, compreender a natureza para depois demarcar na geografia.A construção também tem que ser uma desconstrução.É necessário reflectir e inflectir.Procurar estar na essência da geometria.Resolver, encontrar o arco, ligar dois pontos, enfrentar um projeto e uma ideia, empreender uma lógica, um mundo."

segunda-feira, 14 de junho de 2021

Casa João de Barro / Terra e Tuma Arquitetos Associados, ITATIBA

O desejo do jovem casal que nos procurou no escritório era de uma casa junto à natureza para desfrutarem do tempo livre em companhia dos filhos e com espaço para receber seus amigos e familiares.
Desta maneira o projeto que desenvolvemos teve como ponto de partida a inclusão da casa em seu entorno e a paisagem. Aproveitando a privilegiada vista das montanhas e o desnível existente do terreno, foi possível implantar a edificação de forma leve e inteligente, sem necessitar de grandes movimentações de terra para sua construção.
A estratégia no posicionamento dos ambientes da casa permitiu que os quartos recebessem o sol da manhã, enquanto a sala e a cozinha compartilhassem a vista para a natureza, recebendo a entrada da luz no inverno.
O pátio central, ao se conectar diretamente com os setores sociais, amplia as áreas de convívio da casa que, somado a piscina, criam uma dinâmica que se adapta conforme as estações do ano: a “prainha” que transborda nos dias quentes ou como espelho d’água estendendo o pátio no inverno.






















                               Fotografias: Pedro Kok
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário