arquitetar

"Procurar as orgânicas,os movimentos espontâneos,isto é, compreender a natureza para depois demarcar na geografia.A construção também tem que ser uma desconstrução.É necessário reflectir e inflectir.Procurar estar na essência da geometria.Resolver, encontrar o arco, ligar dois pontos, enfrentar um projeto e uma ideia, empreender uma lógica, um mundo."

sábado, 24 de julho de 2010

Limites à criatividade?





Texto: Marlem Vilela

O que é a criatividade?... Para uns é ser diferente de todos os outros, para outros é “destacarem-se do conjunto”… Criatividade lembra-nos tudo o que está relacionado ou associado com as artes… Um mundo sem criatividade não evolui, é estanque, parado e monótono. Uma sociedade onde a criatividade não existe é uniforme, cinzenta e “aborrecida”… será então criatividade sinônimo de evolução? Para mim, criatividade sugere fazer a diferença. E é por isso que a criatividade é algo que me atrai bastante… contudo a diferença não é um elemento fácil de gerir… Na Arquitetura como em outros modelos de arte, o belo, o inusitado sempre está associado a criatividade. Criar é algo genial, fascinante e instigante. É descobrir o novo; conceituar de forma original tudo o que fazemos diante da vida.

Minimal Dress


Foto: Lisa Klappe.

A designer conceitual holandesa Digna Kosse apresenta seu projeto de graduação na Design Academy Eindhoven. Com o nome de Minimal Dress, o projeto é uma reflexão sobre a sazonalidade das roupas.
Kosse usou o mínimo possível de material em seus vestidos, somente linhas, para abordar o uso excessivo de matéria-prima nas coleções de moda que, em pouco tempo, se tornam obsoletas.
Para ela, mudar a aparência não deveria ser tão literalmente material. Não é de mais?