arquitetar
"Procurar as orgânicas,os movimentos espontâneos,isto é, compreender a natureza para depois demarcar na geografia.A construção também tem que ser uma desconstrução.É necessário reflectir e inflectir.Procurar estar na essência da geometria.Resolver, encontrar o arco, ligar dois pontos, enfrentar um projeto e uma ideia, empreender uma lógica, um mundo."
sexta-feira, 21 de dezembro de 2012
A Arte de Caetano Dias .
Caetano Dias é considerado pela crítica nacional como um dos mais importantes artistas surgidos nos últimos anos na Bahia. Iniciou sua carreira pela intervenção urbana, com realização de pinturas em espaços públicos em Salvador. Atualmente, sua obra não privilegia um suporte ou técnica, trabalhando com vídeo, pintura, obras tridimensionais, instalação multimídia e fotografia digital.
Matéria sugerida por: Daniel Boaventura
quinta-feira, 20 de dezembro de 2012
quarta-feira, 19 de dezembro de 2012
Em portugal, uma piscina à beira-mar projetada por álvaro siza
na onda da arquitetura litorânea de lazer, que cresceu em portugal na década de 1950, o então jovem arquiteto álvaro siza concebeu uma inovadora piscina à beira-mar.
terça-feira, 18 de dezembro de 2012
Monumento Chinês - Anel da Vida - cidade chinesa de Fushun, província de Liaoning
O monumento chama a atenção do mundo pelas dimensões descomunais – e tem provocado muita discussão. Batizado de Anel da Vida, a obra consiste num aro metálico com 157 metros de diâmetro, que leva em sua constituição 3 mil toneladas de aço, além de 12 mil lâmpadas LED, que certamente oferecerão belos shows de iluminação. Entre a comunidade internacional de arquitetos e designers, o alto custo do projeto – 16 milhões de dólares – levanta a questão: vale a pena investir tudo isso numa construção sem muita função social?
O respeitado e premiado arquiteto italiano Aldo Rossi defendia a necessidade dos monumentos sem função, por serem marcos visuais capazes de distinguir um lugar de todos os outros...
sexta-feira, 14 de dezembro de 2012
quarta-feira, 12 de dezembro de 2012
Implantada sobre penhasco, essa residência parece flutuar !!!!
A Caixa branca se equilibra em penhasco à beira-mar.
De alguns projetos de Oscar Niemeyer (e de muitos dos seus seguidores) dizia-se que pareciam espaçonaves aterrissadas no planeta, vindas de algum ponto distante do cosmo. A mesma observação não soaria descabida se feita a esta casa em Calpe, na costa leste da Espanha, projetada pelo escritório Fran Silvestre Arquitectos. Não pelas curvas espetaculares do mestre carioca, que daqui passaram longe, mas pelo absoluto contraste estabelecido entre o branco retilíneo da morada e as formas orgânicas da exuberante natureza ao redor.
Posicionada em um penhasco à beira do Mediterrâneo, com vista estonteante, a construção até tenta seguir o contorno natural da colina - não se sustentaria ali se o desenho não o fizesse -, mas seu encanto reside justamente no fato de parecer flutuar no ar. Como se fosse uma caverna isolada em meio à natureza, a casa possui estrutura de lajes de concreto armado que permite uma boa adaptação à topografia do terreno, evitando que ele tivesse de ser mexido.
Assinar:
Postagens (Atom)