arquitetar

"Procurar as orgânicas,os movimentos espontâneos,isto é, compreender a natureza para depois demarcar na geografia.A construção também tem que ser uma desconstrução.É necessário reflectir e inflectir.Procurar estar na essência da geometria.Resolver, encontrar o arco, ligar dois pontos, enfrentar um projeto e uma ideia, empreender uma lógica, um mundo."

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Paredes Vivas - Vertical Gardens


Uma tecnologia que permite que jardins sejam construídos em paredes, com irrigação e adubação automática e a possibilidade de reunir diversas plantas até mesmo dentro de apartamentos pequenos, promete ser a solução para a falta de verde nas grandes cidades. Tendência já forte na Europa, os jardins verticais são cada vez mais usados em empresas e residências de São Paulo para deixar ambientes mais agradáveis - sem a necessidade de uma área com terra ou de tempo disponível.


As"Paredes vivas" tornou-se rapidamente uma forma de arte para muitas pessoas, e um dos artistas pioneiros do jardim vertical é Patrick Blanc, Botânico frances. Ele observou como as plantas foram capazes de crescer na vertical, sem a necessidade de solo no estado selvagem, e logo desenvolveu uma maneira de criar arte nas paredes com vegetação e que precisava de pouca manutenção. Uma vez que estas paredes vivas só pesavam aproximadamente 30 kg ou menos, por metro quadrado, ele percebeu que quase qualquer tipo de parede seria capaz de suportar o peso de um jardim vertical. Há muitos exemplos surpreendentes de jardins verticais em todo o mundo. Aqui está uma lista de algumas das paredes mais criativas e bonitas que existem no mundo.
Os jardins verticais podem ser cultivados em praticamente qualquer tipo de parede, com ou sem o uso do solo, e podem ser colocadas em paredes exteriores e interiores. Enquanto não há escassez de água para a parede viva, nenhum solo é necessário. Essas incríveis quintas aéreas são capazes de literalmente dar vida a um edifício velho e degradado no meio da cidade e estão a tornar-se cada vez mais populares no interior de edifícios de escritórios, casas e lojas por causa de sua beleza e propriedades de purificação natural do ar.




Um comentário:

  1. Olá, Marlem!
    Vim até aqui agradecer e conhecer um pouco meu novo seguidor e adorei seu blog!
    Adoro, paisagismo e pratico um pouco dele, no momento estou em vias de fazer um jardim vertical para minha casa, e ler as informações, foi ótimo!
    Abraços e ótima semana

    ResponderExcluir