arquitetar

"Procurar as orgânicas,os movimentos espontâneos,isto é, compreender a natureza para depois demarcar na geografia.A construção também tem que ser uma desconstrução.É necessário reflectir e inflectir.Procurar estar na essência da geometria.Resolver, encontrar o arco, ligar dois pontos, enfrentar um projeto e uma ideia, empreender uma lógica, um mundo."

segunda-feira, 5 de abril de 2021

Casa CUBO - Isay Weinfeld | São Paulo

































A Casa Cubo, iniciativa de um casal de colecionadores de arte, foi concebida como casa de hospedagem e apoio a artistas, dispondo de todas as instalações necessárias para funcionar como uma residência convencional. O programa foi distribuído no interior de um bloco cúbico, dividido verticalmente em três pavimentos e um mezanino.
No piso térreo, à entrada, está localizado o núcleo de serviços constituído por uma cozinha, um lavabo e uma sala de refeições. Contíguo, um pequeno hall dá acesso a um amplo salão de pé-direito duplo, destinado à realização de eventos e exposições, ao mesmo tempo em que se apresenta como um ambiente de estar, aberto para o jardim dos fundos.
O mezanino do salão, apoiado sobre a laje do núcleo de serviços do térreo, acolhe a biblioteca e é marcado por três fortes elementos: uma estante que se estende por toda a parede do fundo; abaixo desta, por toda a extensão, uma estreita abertura envidraçada; e, por último, uma escada helicoidal revestida em madeira, que conduz ao pavimento superior.
Ali, estão dispostas as três suítes de hóspedes e uma sala de estar mais reservada.
A garagem, área de serviço e dois dormitórios de empregados estão localizados no subsolo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário