Na hora de detalhar seu projeto, tem que ter atenção redobrada nas áreas externas quanto a tipologia ideal para pisos ou revestimentos a serem utilizados. Nessas áreas , também é de suma importancia o tratamento que se vai dar quando projetada para seu uso, seja de lazer ou paisagistico. A composição que vai determinar os materiais para essas áreas do projeto aquitetônico, vai muito além de pisos naturais como grama, pedras ou argilas expandidas. Hoje ja existem no mercado materiais específicos para garantir a permeabilidade destas áreas, os pisos drenantes ou dos tipo ecopavimento.
O Piso drenante, também conhecido como piso permeável, é um tipo de piso poroso formado por uma combinação de concreto com pedras granuladas. Ele deixa a água escoar facilmente pelo piso e chegar até o solo.
Trata-se de uma solução sustentável que reduz os problemas causados por impactos climáticos como enchentes e alagamentos.
Usar pisos drenantes é uma das formas de atingir a taxa de permeabilidade determinada por cada município. Por isso, é essencial que todo arquiteto conheça o funcionamento e características desse material.
Os benefício do piso drenante ao meio ambiente...
A utilização de sistemas que oferecem permeabilidade garantem diversos benefícios.
Quando falamos sobre o pisos drenantes, podemos destacar:
Prevenção de enchentes;
Redução das ilhas de calor;
Recarga dos aquíferos subterrâneos;
Vazões dos cursos de água nas épocas de seca;
Controle da poluição do pluvial;
Aumento da filtragem e o tratamento da água da chuva com retenção de sólidos em suspensão;
Você sabe o que é a taxa de permeabilidade?
O telhado verde ocupa um papel importante no reaproveitamento da água da chuva, devido a sua permeabilidade.
Quando falamos de permeabilidade, no entanto, também não podemos nos esquecer de um fator muito importante: nossas cidades possuem cada vez menos espaços verdes e, assim, a taxa de permeabilidade dos centros urbanos deve ser observada.
A crise hídrica que vivemos atualmente não pode ser ignorada. Atualmente, as zonas urbanas sofrem os impactos das enchentes e, com isso, os líquidos não conseguem escoar para o solo, tornando os lençóis freáticos com os níveis cada vez mais reduzidos.
A taxa de permeabilidade se refere a uma regra criada pela legislação brasileira, que visa estabelecer uma taxa mínima de escoamento de água em terrenos. O Governo Federal exige que uma porção dos terrenos, tanto privados quanto públicos, seja permeável.
A variação transita, geralmente, entre 15% e 30%. Dessa forma, por exemplo, se a taxa permeabilidade é de 25% em uma área de 1.000 m², deve-se ter 250 m² livres de construção.
Por isso, implantar sistemas como o ecopavimento e também os telhados verdes pode ser uma solução eficaz para cumprimento da legislação.
Conforto térmico
As pedras granuladas usadas no piso drenante ajudam a reduzir a temperatura da superfície em até 7º C se comparado ao asfalto, por exemplo.
Por isso, o piso drenante é uma ótima escolha para o revestimento de áreas externas como o entorno de piscinas e caminhos de jardim.
Estética
Devido ao desenvolvimento da tecnologia na construção civil, o design do piso drenante está cada vez mais moderno e criativo.
No caso do piso drenante intertravado permeável, é possível criar várias padronagens com a peça, já que os tamanhos e as cores estão mais diversificadas.
Sem dúvida, os pisos drenantes são uma ótima opção para projetos que querem ser sustentáveis.
Nenhum comentário:
Postar um comentário