arquitetar

"Procurar as orgânicas,os movimentos espontâneos,isto é, compreender a natureza para depois demarcar na geografia.A construção também tem que ser uma desconstrução.É necessário reflectir e inflectir.Procurar estar na essência da geometria.Resolver, encontrar o arco, ligar dois pontos, enfrentar um projeto e uma ideia, empreender uma lógica, um mundo."

domingo, 18 de julho de 2021

Casa BRM / Biselli Katchborian Arquitetos, CURITIBA, Paraná

O terreno apresenta declive acentuado em direção à privilegiada vista de um bosque. A inclinação do solo sugeriu uma organização vertical do programa solicitado. O térreo – a entrada da residência, meio nível elevado em relação à cota da rua – é o andar intermediário da construção. O pavimento inferior abriga a área social, o bloco de serviços e a suíte principal. O pavimento superior abriga os dormitórios dos filhos.
A volumetria é resultado do arranjo desse programa em dois blocos de proporções e características estruturais distintas. O volume alongado que abriga o maior número de quartos é caracterizado pela estrutura em concreto armado aparente e generosos balanços de 7,5m.
O bloco inferior, de proporção mais quadrada, é setorizado a partir da circulação vertical. A suíte master – voltada para o bosque à noroeste – e as áreas de serviços se situam ao sul da escada e têm sua estrutura em concreto armado aparente. A sala de pé direito duplo é caracterizada pela estrutura metálica e pelas suas vedações em painéis de zinco e grandes planos de vidro que oferecem a possibilidade de integração da área social com o terraço.
O desenho da planta, bem como das fachadas e seções procuram, nesse sentido, encontrar uma solução limpa, delicada e marcante.


















Nenhum comentário:

Postar um comentário