Inserida em um terreno cercado por mata nativa, a Casa NVD foi projetada para atender o desejo de um casal com três filhos por uma residência para finais de semana e momentos de descanso e lazer em família. No interior de São Paulo, o projeto consiste em um jogo de volumes que se sobrepõem de modo a criar grandes vãos e balanços. Neles se distribui todo programa da casa – que tira partido da integração máxima entre os ambientes e da amplitude dos espaços. O volume inferior, revestido de granito rústico, acomoda a área de serviço e suas dependências, bem como a área da sauna e do spa.
Acima desse volume está o piso intermediário, que corresponde também ao térreo. Em formato de L, o pavimento concentra os ambientes sociais e de hóspedes – sendo eles: sala íntima, três suítes para os visitantes, cozinha, copa com vista para a mata e uma grande sala de vão livre de quase 20 metros, com lareira, terraço e churrasqueira. Esse volume, revestido por massa, destaca-se do corpo da casa ao se projetar em um marcante balanço, desafio estrutural solucionado pela escolha da viga protendida.
O volume traz em sua cobertura o teto verde, que eficientemente integra a casa à paisagem e funciona como solução sustentável para equilíbrio térmico. Já o volume superior, revestido de alumínio amadeirado, acomoda a suíte master, o escritório e as três suítes dos filhos. Essa área íntima e reservada tem suas varandas com vista e acesso ao teto verde do volume intermediário. Assim, a residência faz o melhor proveito possível da vista para o campo de golfe e para a vegetação. O projeto de interiores leva a assinatura de Noura Van Dijk, e o paisagismo, de Luiz Carlos Orsini, buscou dar continuidade a mata nativa do entorno.
Fotografias: Fernando Guerra | FG + SG
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir